Capitalize a sua empresa e poupe nos impostos!

Recorda-se da Remuneração Convencional do Capital Social (RCCS)? O benefício fiscal que lhe permitia poupar nos impostos com o simples aumento do Capital Social! E a Dedução dos Lucros Retidos e Reinvestidos (DLRR)? Aquele que lhe permitia reter parte do seu lucro para investimentos futuros! Ambos eram benefícios fiscais que a sua empresa podia aplicar ao longo de todos estes anos e até ao fecho do ano transato. Não o fez? Então deveria ter aproveitado, pois já não existem!

Este ano poderá debruçar-se sobre o Incentivo à Capitalização das Empresas (ICE) que vem juntar e revogar estes dois outros benefícios: a Remuneração Convencional do Capital Social (RCCS) e a Dedução dos Lucros Retidos e Reinvestidos (DLRR).

O novo benefício, ICE, permite a dedução, em IRC, por aplicação da taxa de 4,5% ao montante dos aumentos líquidos dos capitais próprios das empresas, cuja sede se localize em território nacional. Nos casos em que as empresas se qualifiquem como PME ou Small Mid Cap (empresas que não reúnem as condições para se qualificarem como micro, pequena ou média empresa, mas que não empreguem mais de 500 trabalhadores), a taxa é de 5%.

Mas, afinal, o que se entende por aumentos líquidos de capital próprio? E quais são os elegíveis? Vejamos:

  • As entradas realizadas em dinheiro no âmbito da constituição de sociedades ou do aumento do capital social da sociedade;
  • As entradas em espécie realizadas no âmbito de aumento do capital social que correspondam à conversão de créditos em capital;
  • Os prémios de emissão de participações sociais;
  • Os lucros do período quando sejam aplicados em resultados transitados ou, diretamente, em reservas ou no aumento do capital.

Significa isto que basta manter os resultados positivos na sua empresa (isto é, não distribuir os lucros), para obter de forma direta este benefício fiscal!

O conteúdo que estás a aceder é restrito a utilizadores registados no nosso site. O Registo é gratuito, e pode fazê-lo através do seu email NESTE LINK.

Se já possui uma conta, por favor faça aqui o seu Login ou entre com a sua conta de Facebook:

Nota: Ao subscrever uma conta no nosso site, está a dar o seu consentimento para a recolha e processamento dos seus dados. Saiba mais aqui

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *