_roi

Retorno sobre o Investimento: Medir a viabilidade do investimento.

O desempenho financeiro de uma empresa sintetiza a sua capacidade de criação de valor e evidencia os respetivos resultados, derivados da tomada de decisão, dos vários níveis hierárquicos e das várias áreas de trabalho da sua empresa. Consequentemente, a análise das demonstrações financeiras permite o cálculo de diversos indicadores de desempenho, que fornecem uma base mais concisa para a tomada de decisão, na gestão sua empresa, permitindo traçar objetivos e determinar metas que potenciam o sucesso. Estes poderão, por exemplo, apurar o nível de lucro da empresa, o rendimento dos investimentos feitos e o resultado económico da mesma.

Um dos rácios com maior importância na avaliação de desempenho de uma empresa é o Retorno sobre o Investimento. Este permite medir o desempenho total do capital que investiu e avaliar a situação a longo prazo, baseando-se na criação de resultados, independentemente do financiamento.

É utilizado essencialmente para perceber, por exemplo, se o investimento em determinado equipamento é ou não vantajoso para a sua empresa. Ou seja, permite medir o benefício económico-financeiro associado ao investimento. Por outro lado, também permite comparar o retorno entre investimentos! Vamos supor que pretende investir num ativo em diferentes mercados. Este indicador vai permitir comparar o retorno de cada um dos ativos, de acordo com a sua localização.

O Retorno sobre o Investimento é calculado da seguinte forma:

  • ROI = (Resultados Operacionais do Investimento / Investimento) x 100

Vamos então simplificar a nossa fórmula! Os resultados operacionais traduzem a diferença entre os ganhos e os custos associados ao investimento. Por sua vez, o investimento representa o valor associado à aquisição do mesmo.

Este instrumento é utilizado como indicador de eficiência de gestão, na medida em que a rendibilidade do investimento é uma consequência da forma como é aplicado o próprio investimento, e simultaneamente permite avaliar a capacidade que a empresa tem para gerar resultados e convertê-los em remuneração para os acionistas. Isto é, trata-se de um indicador com bastante peso no que toca a controlo de gestão e planeamento de novos projetos. Por isso, não descure o mesmo!

Para melhor se compreender a aplicação do ROI, vejamos o exemplo da Marta.

Caso Prático: Como calcular o Retorno do Investimento (ROI) da sua empresa?

A Marta Brito decidiu, no presente ano, investir numa Lavandaria Self Service. Ora, esta sua aventura financeira exigiu um investimento bastante elevado em maquinaria. A Marta adquiriu 6 máquinas de lavar roupa, com diferentes capacidades, e outras 4 máquinas de secagem de roupa, também elas com diferentes capacidades.

O conteúdo que estás a aceder é restrito a utilizadores registados no nosso site. O Registo é gratuito, e pode fazê-lo através do seu email NESTE LINK ou, se preferir, pode entrar através do seu Facebook aqui:

Se já possui uma conta, por favor faça aqui o seu Login.

Nota: Ao subscrever uma conta no nosso site, está a dar o seu consentimento para a recolha e processamento dos seus dados. Saiba mais aqui

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado.