IVA Alfandegário - Sabe que pode pagar menos imposto?

IVA Alfandegário – Sabe que pode pagar menos imposto?

Se a sua empresa importa produtos de países que não pertencem à União Europeia, o conceito de IVA Alfandegário ser-lhe-á familiar!

A questão que lhe colocamos é:

Sabia que existe um regime que lhe permite deixar de pagar este IVA na alfândega?

Efetivamente, a sua empresa pode optar pelo pagamento deste imposto mais tarde, aquando da entrega da declaração periódica do IVA.

Repare nas diferenças:

  • Sem aplicação do presente regime
    • Sempre que a sua empresa importar um bem, de um país não pertencente à União Europeia, terá de pagar na alfândega o IVA e o custo de desalfandegamento, sobre o mesmo. Este IVA será dedutível, aquando da emissão da fatura pelo despachante, ou seja, aqui poderá recuperar o imposto pago.
  • Com aplicação do presente regime
    • Sempre que a sua empresa importar um bem, de um país não pertencente à União Europeia, poderá optar por pagar o IVA, deste mesmo bem, no momento da entrega da respetiva declaração do IVA, ou seja, até um máximo de 2 meses depois. Significa isto que, não terá de adiantar o valor do IVA, aquando da sua aquisição, obtendo assim um impacto significativo na sua tesouraria.

Mas, em termos práticos, como se traduz esta opção? É simples!

Caso de Estudo: Importação de três bicicletas elétricas da Turquia

O nosso cliente ‘’Import, Lda’’ pretende importar três bicicletas elétricas da Turquia, de acordo com os seguintes dados:

O conteúdo que estás a aceder é restrito a utilizadores registados no nosso site. O Registo é gratuito, e pode fazê-lo através do seu email NESTE LINK ou, se preferir, pode entrar através da sua conta Google ou Facebook aqui:

Se já possui uma conta, por favor faça aqui o seu Login.

Nota: Ao subscrever uma conta no nosso site, está a dar o seu consentimento para a recolha e processamento dos seus dados. Saiba mais aqui

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado.