Gratificações de Balanço: já ouviu falar dos benefícios?

O que são Gratificações de Balanço?

As Gratificações de Balanço são nada mais nada menos do que uma participação dos sócios e/ou colaboradores de uma empresa nos lucros da mesma. O que acontece é que, para além do pagamento normal aos colaboradores, pode optar por ceder parte dos seus lucros para que estes sirvam de “incentivo extra”. Normalmente, esta prática resulta em mais resultados positivos e nota-se um aumento da motivação e dedicação dos colaboradores à sua empresa, pois veem o seu trabalho reconhecido.
O valor respeitante à Gratificação de Balanço estará sujeito a retenção de IRS. Por outro lado, será isento de TSU. Simultaneamente, se a empresa assim o decidir, poderá fazer o pagamento das gratificações de forma faseada, ao longo de vários meses.

A Gratificação de Balanço é um prémio de produtividade?

Não. A prática de pagar “prémios de produtividade” surge por acordo com os colaboradores e não tem qualquer relação com os lucros da sua empresa. Isto é, o prémio deve ser pago com base no acordo efetuado com o colaborador, independentemente da situação da sua empresa. Já as Gratificações de Balanço só acontecem quando a empresa apresenta lucro.

Porque é que deveria ponderar o pagamento de Gratificações de Balanço?

O conteúdo que estás a aceder é restrito a utilizadores registados no nosso site. O Registo é gratuito, e pode fazê-lo através do seu email NESTE LINK ou, se preferir, pode entrar através da sua conta Google ou Facebook aqui:

Se já possui uma conta, por favor faça aqui o seu Login.

Nota: Ao subscrever uma conta no nosso site, está a dar o seu consentimento para a recolha e processamento dos seus dados. Saiba mais aqui

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado.