Como planear a sua tesouraria em cenário de pandemia

Como planear a sua tesouraria em cenário de pandemia

Vivemos tempos de incerteza. O cenário pandémico atual levanta, desde logo, um enorme desafio ao nível da saúde pública. A prioridade é e será sempre salvar vidas, e todo o trabalho dos profissionais de saúde merece o nosso total apoio, respeito e admiração.

Numa segunda linha, temos obviamente a economia. É imperioso que o nosso tecido empresarial consiga resistir o melhor possível a toda esta situação, e mantenha dentro do possível a sua atividade normal. Estamos neste momento no “olho do furacão”, em fase crítica de avanço da pandemia, pois ainda não foi atingido o previsível pico de contágio. Confrontados com este cenário, reina a incerteza entre os empresários e as perguntas são mais do que as respostas.

Mais do que um problema económico, temos um problema de “caixa” nas empresas. Ou seja, urge encontrar soluções que possam garantir a sobrevivência das empresas durante os próximos meses, para que depois seja possível garantir a lenta, mas esperada, recuperação. “Tesouraria” é a palavra do momento nas empresas. Para além das medidas de apoio já anunciadas pelo Governo, de que temos dado conhecimento, é importante que defina para a sua empresa um plano de gestão de Tesouraria claro e eficaz para o curto prazo. É neste ponto que o queremos ajudar!

Conheça aqui os passos a cumprir para um plano de gestão de tesouraria eficaz e adaptado aos dias difíceis que vivemos.

Como construir um plano de tesouraria eficaz para a sua empresa?

Passo 1 – Construa uma previsão de recebimentos

Com base na informação que tenha já consigo neste momento, mas também considerando os contactos que está a fazer com os seus clientes, terá de construir uma previsão de receitas e, simultaneamente, de recebimentos. Isto é, para além dos valores que previsivelmente irá faturar (ou até já faturou neste mês de março), importa saber com algum grau de certeza quais os montantes que espera ver entrar no seu “caixa”.

O conteúdo que estás a aceder é restrito a utilizadores registados no nosso site. O Registo é gratuito, e pode fazê-lo através do seu email NESTE LINK ou, se preferir, pode entrar através da sua conta Google ou Facebook aqui:

Se já possui uma conta, por favor faça aqui o seu Login.

Nota: Ao subscrever uma conta no nosso site, está a dar o seu consentimento para a recolha e processamento dos seus dados. Saiba mais aqui

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado.