Automóveis: com que impostos posso contar em 2023? – Parte 1

Nada melhor do que iniciar um novo ano com informação que nos permite sustentar as nossas decisões e otimizar a “fatura” fiscal, que nos irá ser cobrada posteriormente. Afinal, uma boa gestão é mesmo isso: prever, analisar e decidir da melhor forma! 

Voltemos á temática das Tributações Autónomas (TA)! Estas não são mais do que uma tributação adicional aplicada na sua empresa em consequência de determinados gastos. Os que, em regra, mais influenciam as empresas estão diretamente relacionados com os veículos automóveis: reparações, amortização do custo de aquisição, etc. 

Por exemplo, até 2022, as viaturas elétricas estavam isentas de TA, independentemente do seu custo de aquisição. Porém, em 2023, poderão passar a estar sujeitas a este imposto. Por outro lado, as taxas aplicáveis aos encargos relacionados com viaturas híbridas plug-in, em determinadas condições, reduzem ligeiramente.

Para terminar, vamos introduzir um outro tema, algo que pode reduzir o custo da sua viatura: IVA!

Ao estar a par da TA anual e da respetiva dedução do IVA, pode poupar, e muito, na hora de adquirir novos veículos ou de gerir os atuais.

TRIBUTAÇÃO ESPECIAL

O conteúdo que estás a aceder é restrito a utilizadores registados no nosso site. O Registo é gratuito, e pode fazê-lo através do seu email NESTE LINK.

Se já possui uma conta, por favor faça aqui o seu Login.

Nota: Ao subscrever uma conta no nosso site, está a dar o seu consentimento para a recolha e processamento dos seus dados. Saiba mais aqui

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *