atividades-team-building-potenciar-poupanca-fiscal

Team Building – Como potenciar a poupança fiscal?

Nos últimos anos, temos assistido a uma alteração estrutural, bastante significativa, no que respeita ao tradicional regime de trabalho. Deixámos, num passado próximo, um conceito de exigência física, num local específico e, em consequência do enquadramento, muitas empresas adotaram um sistema híbrido e, até mesmo, o regime de teletrabalho a tempo inteiro.

Esta nova realidade apresenta benefícios para as empresas e para os colaboradores. Mas também, como em tudo, apresenta algumas desvantagens. Um exemplo muito comum traduz-se no distanciamento entre os seus colaboradores! Este é consequência da ausência permanente de partilha das rotinas básicas, tais como: café; pausas; refeições; reuniões e até formações presenciais. Afastámo-nos do mundo presencial e adotámos o digital!

De forma a fortalecer a sua equipa e garantir o espírito de entreajuda e companheirismo entre os seus colaboradores, salvaguardando o trabalho à distância, muitas empresas têm apostado em atividades de Team Builing. Os principais objetivos, deste tipo de atividade, passam por:

  • Proporcionar o alcance de objetivos comuns;
  • Potenciar a confiança entre os elementos da equipa;
  • Melhorar o desempenho;
  • Promover o entusiasmo e motivação.

Contudo, estas atividades, que consistem em criar e fortalecer as relações entre os colaboradores, representam, evidentemente, despesas para a sua empresa. Mas, se a sua empresa suporta IVA nestas despesas, poderá recuperá-lo? E o custo? É totalmente aceite? Terá de pagar alguma tributação adicional sobre estas atividades?

A dedutibilidade do IVA está diretamente relacionada com o tipo de atividade que escolhe para a sua equipa! Já a aceitação do custo, em regra, estará limitada também à validade da documentação. Por outro lado, a isenção da tributação especial poderá ser simplesmente evitada pela eficaz comunicação e enquadramento da despesa. Como pôde deduzir, com esta pequena explicação, este tipo de despesa e, consequente, o tratamento fiscal deverá ser analisado de forma individual pois não há uma resposta evidente para todos os tipos de atividade de grupo.

Neste conteúdo pretendemos ajudá-lo a perceber de que forma poderá otimizar o enquadramento deste tipo de despesas na sua empresa. Venha connosco conhecer o caso do Jorge!

Caso Prático – As atividades de equipa da empresa “Nova Vida, Lda.”

O Jorge, diretor da empresa “Nova Vida, Lda”, empresa de Design, ofereceu à sua equipa, durante o presente ano, várias atividades de Team Building, entre elas: 

O conteúdo que estás a aceder é restrito a utilizadores registados no nosso site. O Registo é gratuito, e pode fazê-lo através do seu email NESTE LINK ou, se preferir, pode entrar através da sua conta Google ou Facebook aqui:

Se já possui uma conta, por favor faça aqui o seu Login.

Nota: Ao subscrever uma conta no nosso site, está a dar o seu consentimento para a recolha e processamento dos seus dados. Saiba mais aqui

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado.