A sua empresa pode pagar menos imposto sobre viaturas!

A sua empresa pode pagar menos imposto sobre viaturas!

Os efeitos da pandemia do coronavírus começam naturalmente a evidenciar-se nos resultados da sua empresa de forma negativa. Assim, urge identificar formas de mitigar esse impacto, o que em muito passará certamente pela otimização fiscal da sua empresa.

Neste âmbito, voltamos à temática das Tributações Autónomas, um tema recorrente e sobre o qual nos fazem inúmeras questões. Este conceito nada mais é do que uma tributação adicional aplicada nas empresas, quando existem determinados tipos de despesas (o exemplo mais comum é as despesas com viaturas).

Como é expectável, devido ao impacto do COVID-19, este ano será sinónimo de resultados negativos em muitas empresas. Ora, relativamente às Tributações Autónomas, a lei prevê um agravamento de 10 pontos percentuais na taxa de imposto, caso a empresa apresente resultado negativo em determinado ano.

Pode perguntar-se: “Então, mas a empresa tem prejuízos, e o Estado cobra mais imposto?!”. Na verdade, é isso mesmo. Pode não parecer justo e razoável, mas é o que tem acontecido. Porém, em consequência da atual pandemia, temos este ano uma novidade relevante neste domínio…

Pois bem, em 2020 está previsto que, para empresas que apresentem prejuízo neste ano e que simultaneamente tenham alcançado resultados positivos em anos anteriores, poderão ter aquele agravamento anulado.

Esta será mais uma das medidas para desanuviar as empresas da carga fiscal que este ano, em particular, se apresenta muito pesada.

Recordemos que este tipo de tributações adicionais incide sobre algumas despesas das empresas, que o Estado considera de alguma forma ambíguas de apreciação. Consideremos como exemplo os gastos com viaturas e as despesas de representação.

Caso prático – A “Magnifico Empresário, Lda.” vai poupar cerca de 1 500€ de imposto!

O Alberto é gerente da empresa “Magnifico Empresário, Lda.”. A empresa tem registado lucros ao longo dos últimos anos de atividade. No entanto, em consequência da pandemia, foi obrigada a encerrar portas temporariamente.

O conteúdo que estás a aceder é restrito a utilizadores registados no nosso site. O Registo é gratuito, e pode fazê-lo através do seu email NESTE LINK ou, se preferir, pode entrar através da sua conta Google ou Facebook aqui:

Se já possui uma conta, por favor faça aqui o seu Login.

Nota: Ao subscrever uma conta no nosso site, está a dar o seu consentimento para a recolha e processamento dos seus dados. Saiba mais aqui

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado.