vamos-ajudar-o-povo-da-ucrania

Vamos ajudar o povo da Ucrânia!

O atual conflito na Ucrânia não deixa ninguém indiferente e, como tal, na UWU Solutions, queremos dar o nosso contributo para minorar os impactos da situação, especialmente no campo humanitário.  

Assim sendo, desta feita vamos partilhar consigo algumas iniciativas que permitem à sua empresa, ou a si a título individual, ajudar o povo ucraniano nesta hora difícil.  

Comecemos pelo programa “Portugal for Ukraine”, desenvolvido através do IEFP, que se destina a apoiar cidadãos da Ucrânia que pretendem, em consequência do conflito armado, residir em Portugal. Desde logo, no âmbito deste programa, as empresas podem demonstrar a sua intenção de contratar cidadãos ucranianos, preenchendo o formulário que para o efeito já está disponível on-line.  

Paralelamente a este programa, o IEFP identifica medidas de apoio à sua empresa para as quais estes cidadãos ucranianos são elegíveis. Assim, temos a “Medida Incentivo ATIVAR.PT” e a “Medida Compromisso Emprego Sustentável”.  

Resumidamente temos então: 

  • Medida Incentivo ATIVAR.PT – apoio financeiro às empresas que celebrem contratos de trabalho sem termo ou a termo certo, por prazo igual ou superior a 12 meses, com desempregados inscritos no IEFP, assumindo que proporcionam formação profissional aos trabalhadores contratados; 
  • Medida Compromisso Emprego Sustentável – apoio com caráter excecional e transitório que consiste na concessão, à empresa, de um apoio financeiro à contratação sem termo de desempregados inscritos no IEFP, conjugado com um apoio financeiro ao pagamento de contribuições para a Segurança Social, no primeiro ano de vigência dos contratos de trabalho apoiados. 

Aproveitamos esta oportunidade para divulgar outras iniciativas, de âmbito mais abrangente, que estão atualmente disponíveis para todos aqueles que pretendem dar o seu contributo: 

  • We help Ukraine” – tem como objetivo ligar as pessoas que precisam de ajuda na Ucrânia, ou em fuga, com ae as organizações que dão apoio. Segundo os seus responsáveis, a plataforma “funcionará como um ‘Airbnb’ para encontrar e disponibilizar um alojamento, medicamentos e ofertas de trabalho.” 
  • Associação dos Ucranianos em Portugal (https://www.spilka.pt/) – esta associação está a naturalmente a disponibilizar várias formas de apoio ao povo ucraniano, pelo que poderão ser contactados através do site para mais informações; 
  • Há diversas associações e organizações humanitárias a recolher donativos para apoiar a população ucraniana no terreno, como a Cruz Vermelha Ucraniana, a Vostok SOS, o comité espanhol da Agência da ONU para os Refugiados, a UNICEF, a associação Save The Children, a Cáritas e a Médicos Sem Fronteiras;

Várias iniciativas de entidades e instituições da sociedade civil estão atualmente a ter lugar. Partilhamos algumas:

  • Lisboa 
    • A Junta de Freguesia da Misericórdia está a recolher bens essenciais para apoiar a população ucraniana deslocada devido à invasão russa. Os bens poderão ser entregues na sede da Junta de Freguesia, entre as 09h00 e as 20h00. 
    • A Junta de Freguesia da Ajuda está a receber donativos para ajudar as vítimas da invasão da Ucrânia. Entre as 09h00 e as 19h00 pode deixar bens alimentares não perecíveis, produtos de higiene pessoal e agasalhos no Pavilhão Multiusos da Ajuda. 
    • A Junta de Freguesia de Benfica, em parceria com a Paróquia de Nossa Senhora do Amparo de Benfica, está a organizar uma recolha solidária de bens essenciais para enviar para a Ucrânia. A recolha de bens essenciais decorre entre as 09h00 e as 22h00. 
    • Um grupo de médicos do Hospital de Santa Maria, Hospital de CUF, Hospital de Lusíadas Lisboa e Hospital Beatriz Ângelo, que escolheu Portugal como destino de emigração, também está a pedir doações, que chegarão à Ucrânia, através de transporte efetuado pela Associação Solidária Anjos de Misericórdia – instituição de caridade. 
  • Porto
    • Em Vila Nova de Gaia, no Seminário Cristo Rei, pode doar produtos alimentares, medicamentos e outros bens de primeira necessidade; 
    • Recolha de bens na Igreja Ortodoxa, na Rua da Constituição nº 379;  
    • Recolha de bens na Junta de Freguesia de Amarante; 
  • Resto do país 
    • Em Braga, recolha de alimentos na Torrestir e na Firmago; 
    • Em Leiria, é possível doar bens nas juntas de freguesia, nos quartéis de bombeiros, e no Estádio Municipal; 
    • Numa articulação em rede, a Câmara Municipal de Viseu, o Instituto Politécnico de Viseu, a Associação Viriatos.14 e a Associação dos Ucranianos de Viseu estão a levar a cabo uma ação de ajuda humanitária com vista a apoiar a população da Ucrânia. A ajuda poderá ser entregue na Loja Solidária do IPV (edifício dos Serviços Centrais); 
    • No Município do Fundão também está a decorrer uma recolha de bens essenciais para enviar para a Ucrânia, numa cooperação com a comunidade ucraniana residente em Portugal. Os bens devem ser entregues no Centro para as Migrações do Fundão (Seminário do Fundão); 
    • O Município de Aljustrel está a dinamizar uma campanha de solidariedade para auxiliar Ucrânia. Os donativos devem ser entregues na Loja Social do Município de Aljustrel;
    • A Associação dos Ucranianos no Algarve também está a aceitar doações de bens para enviar para Ucrânia.

Certamente que não deixaremos, todos, de contribuir para ajudar um povo que atualmente passa por uma situação muito complexa. Já provámos, por diversas vezes, que somos um povo solidário, pelo que certamente diremos “presente” neste momento de adversidade.  

A finalizar, queremos sublinhar que a UWU Solutions prestará assessoria e apoio, sem qualquer custo, às empresas e empresários nossos clientes que pretendam candidatar-se ao programa do IEFP “Portugal for Ukraine. Paralelamente estamos disponíveis para, a esse respeito, esclarecer todas as dúvidas ou questões.  

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado.