IRS 2022: Conheça aqui as datas relevantes!

IRS 2022: Conheça aqui as datas relevantes!

À semelhança dos anos anteriores, partilhamos consigo as datas relativas às obrigações relacionadas com o IRS, bem como algumas dicas para que possa reduzir o seu imposto, ou até ser reembolsado por uma parte do imposto pago de forma antecipada, ao longo do ano de 2021. Vejamos:

Atualização do seu agregado familiar – até 15 de fevereiro

Se o seu agregado familiar se manteve inalterado a 31 de dezembro de 2021, não precisa de validar os seus dados, a Autoridade Tributária (AT) assume de forma automática o agregado que consta na declaração do ano anterior. Se houver uma alteração ao seu agregado familiar tem até ao dia 15 de fevereiro para proceder à sua atualização no portal das finanças

Com esta atualização, se reunir as condições, pode beneficiar do IRS automático. Este permite reembolsos mais rápidos! Para além disto, casados ou unidos de facto, têm acesso direto ao regime de tributação que lhes é mais favorável, uma vez que são apresentadas três simulações de liquidações de imposto (tributação conjunta e duas tributações em separado – uma para cada contribuinte).

Outra vantagem que pode resultar desta atualização corresponde à maior celeridade na obtenção de isenção das taxas moderadoras do SNS e outros apoios sociais, caso o agregado reúna as condições para tal.

Validação Faturas – até 25 de fevereiro

Se durante o ano anterior pediu o número de contribuinte nas suas faturas, saiba que, enquanto umas são validadas automaticamente, outras ficam a aguardar a sua validação no e-fatura, ou seja, ficam pendentes. Isto acontece, porque enquanto algumas empresas vendem apenas um bem ou serviço, outras vendem produtos/serviços muito distintos, que se inserem em categorias de dedução diferentes.

O conteúdo que estás a aceder é restrito a utilizadores registados no nosso site. O Registo é gratuito, e pode fazê-lo através do seu email NESTE LINK ou, se preferir, pode entrar através da sua conta Google ou Facebook aqui:

Se já possui uma conta, por favor faça aqui o seu Login.

Nota: Ao subscrever uma conta no nosso site, está a dar o seu consentimento para a recolha e processamento dos seus dados. Saiba mais aqui

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado.