IRS 2016 em 6 passos

IRS 2016 em 6 passos – Entregue o seu IRS de forma rápida e fácil

É já em Abril que começa o período de entrega das declarações de IRS referentes aos rendimentos obtidos no ano de 2016. Dada a importância deste tema, e de modo a ajudá-lo na entrega da sua declaração de rendimentos…

É já em Abril que começa o período de entrega das declarações de IRS referentes aos rendimentos obtidos no ano de 2016. Dada a importância deste tema, e de modo a ajudá-lo na entrega da sua declaração de rendimentos, disponibilizamos esta semana um guia prático onde mostramos como poderá entregar, de forma rápida e fácil, a sua declaração de IRS. Consulte em baixo os 6 passos deste guia prático.

Aceder ao Portal

Para poder entregar a sua declaração e tirar partido de todas as funcionalidades disponíveis no Portal das Finanças, deverá ter uma senha de acesso. Caso ainda não possua uma, terá que solicitar a mesma através da opção “Novo Utilizador”. A senha ser-lhe-á enviada através dos CTT para a sua morada fiscal.

Entregar a sua declaração de IRS online

Após de em sua posse a senha de identificação e de ter reunido todos os documentos de rendimentos e despesas a declarar, deverá seguir os seguintes passos:

  • entrar no site https://irs.portaldasfinancas.gov.pt/ e introduzir o NIF e a senha de acesso;
  • selecionar:”Entregar Declaração > Preencher”;
  • preencher a declaração, verificar se os dados pré-preenchidos estão corretos e corrigi-los, se for caso disso;
  • verificar e corrigir erros utilizando o botão”Validar”;
  • submeter a declaração;
  • consultar a situação da declaração (48 horas após submissão);
  • Corrigir a declaração (se esta tiver erros centrais), num prazo de 30 dias após a submissão, através da opção “Corrigir”.

Resolver anomalias detetadas pela Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) depois da submissão

Caso os seus elementos declarados forem divergentes com os que a Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) possui, poderá alterá-los ou justificá-los em “www.portaldasfinancas.gov.pt > Serviços Tributários > Cidadãos > Consultar > Divergências”.

Obter o comprovativo da declaração

Após a validação e aprovação da sua declaração, poderá imprimir o comprovativo de entrega da mesma em “https://irs.portaldasfinancas.gov.pt/ > Obter Comprovativos”.

Obter certidões de IRS

 Para gerar e obter uma certidão de liquidação de IRS deve utilizar a opção: “http://www.portaldasfinancas.gov.pt/ > Serviços Tributários > Cidadãos > Obter > Certidões > Efetuar pedido > Liquidação de IRS”.No canto inferior direito da certidão emitida, poderá encontrar os “Elementos para validação da certidão”, que permitirá a entidade destinatária confirmar a sua autenticidade através da opção: “Validação de Documento”

Dados que é possível consultar, relativos ao IRS

Para consultar dados relativos ao IRS poderá utilizar uma das seguintes opções:

  • “IRS > Consultar Declaração”, para consultar as declarações entregues nos últimos anos;
  • “IRS > Obter Comprovativos”, para obter um comprovativo da sua declaração.