Break Even Point – O ponto de equilíbrio da sua empresa
Como o próprio nome indica o Break Even Point não é mais do que o ponto de equilíbrio da sua empresa. Quando nos referimos a equilíbrio referimo-nos ao balanço de custos e proveitos, ou seja, ao valor pelo qual a sua empresa não perde nem ganha de dinheiro, apenas recupera o valor de custos que suporta com a atividade.
E porque é que este indicador é tão importante para a sua empresa? A resposta é simples! Porque lhe indica, de forma exata, o valor de rendimentos que a sua empresa terá de apresentar para que os seus resultados não sejam negativos, ou seja, indica-lhe a partir de que momento a sua empresa é rentável. Ora, esta é a referência mais importante para que uma empresa possa sobreviver no mercado em que atua.
No entanto, importa notar que este indicador não permite analisar se a empresa efetivamente obteve lucros ou não num determinado período de tempo. Ou seja, na prática, o ponto de equilíbrio determina apenas se o volume de vendas da sua empresa é suficiente para cobrir todas as obrigações financeiras – custo fixos e variáveis – naquele período.
Como se determina o Break Even Point?
A fórmula de cálculo desta ferramenta é bastante simples. Primeiramente, deverá identificar os custos operacionais da empresa e separá-los em duas categorias, nomeadamente, custos fixos e variáveis. Como custos variáveis deverá considerar os custos diretamente relacionados com o produto que vende. Já no que respeita aos custos fixos deverá considerar as despesas frequentes associadas à gestão do seu negócio.
De forma simples, o ponto de equilíbrio de uma determinada empresa corresponde apenas ao quociente entre os seus custos fixos e a respetiva margem bruta.
A margem bruta, por sua vez, considera a diferença entre o preço de venda e o custo suportado pela empresa nas mercadorias e matérias utilizadas para estas mesmas vendas. Poderá ser então calculada da seguinte forma:
- Margem Bruta = Vendas – Custos Variáveis
Ou seja:
- Break Even Point = Custos Fixos / (Vendas – Custos Variáveis)
Caso Prático – Qual é o volume de vendas necessário para não obter prejuízo?
Recentemente, a Daniela iniciou a atividade no ramo do comércio de calçado. Como tal, consciente da falta de conhecimento na área financeira, decidiu contactar a UWU Solutions de modo a compreender o volume de vendas necessário para não obter prejuízo, isto é, o ponto de equilíbrio.
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