6 Tendências nos Negócios para 2017

6 Tendências nos Negócios para 2017

Estamos no princípio de Janeiro e muitos de nós aproveitam esta altura para preparar a estratégia para o ano que agora inicia.

Para tal, num mundo cada vez mais competitivo e ligado à tecnologia, as empresas têm que estar constantemente a par das novas tendências empresariais. Tendo isto em conta, esta semana partilhamos consigo algumas das principais tendências para o ano de 2017.

Acesso global à internet

A internet transformou, em muito, o mundo dos negócios.

Ao longo de mais de 25 anos, a internet chegou a mais de quatro bilhões de utilizadores e, até 2020, a estimativa é que mais três bilhões de utilizadores adiram a esta rede mundial.

Uma grande parte destes novos utilizadores, que nunca tiveram aceso à web, chegarão em 2017. Trarão novas ideias, termos e desejos que definitivamente se refletirão em novas oportunidades de negócio para as empresas.

Inteligência Artificial

A Inteligência Artificial é, cada vez mais, uma realidade.

Através de termos como o Machine Learning, que visa treinar máquinas para que tenham as mesmas capacidades que humanos, como raciocínio, planeamento, processamento de linguagem natural, perceção e inteligência geral, o ambiente de trabalho em diversas indústrias irá alterar-se.

Assim, em 2017, prevê-se um ano marcante para as “Máquinas”. A Inteligência Artificial permitirá aumentar a eficiência e a produtividade de toda a linha de produção, já que será possível que a máquina se adapte a diferentes realidades de modo automático e inteligente, consoante a alteração de diferentes variáveis.

Predominância dos dispositivos móveis

O uso de internet através de dispositivos móveis já ultrapassou o do desktop há algum tempo.

Apesar disto, muitos dos sites e aplicações, encontrados na web, não cumprem os critérios necessários para serem apresentados nestes dispositivos.

Assim, em 2017, se pretende afirmar-se no mundo digital, será imperativo a inclusão definitiva destes dispositivos móveis nas estratégias de comunicação da sua empresa, através da criação de formatos que possam ser acedidos através de dispositivos como Smartphones e Tablets.

Wearables

Durante o ano de 2016 vimos o conceito Wearable, ou tecnologias vestíveis, a ganhar popularidade.

Atualmente, cada vez mais as empresas digitais investem na criação de aplicativos para dispositivos como Pulseiras, Smartwatches e Óculos Inteligentes. E, apesar de se falar bastante na invasão de privacidade, os fabricantes pretendem fazer com que os Wearables facilitem as nossas vidas.

Em 2017, o Wearable irá ganhar mais espaço no dia a dia, dando possibilidade a uma diversa recolha de dados, desde passos, queima de calorias, padrão de sono, distâncias percorridas diariamente e através delas novos aplicativos entrarão em ação.

Alimentação prática e saudável

A alimentação fora de casa é uma tendência que vem de anos anteriores e deverá continuar forte em 2017. Isto é devido, em muito, pela falta de tempo que as pessoas dispõem para cozinhar refeições nos dias de trabalho.

Para além disso, as pessoas procuram cada vez mais uma alimentação saudável, e estão dispostos a pagar mais por produtos frescos, orgânicos, funcionais e livre de certas substâncias. Assim, negócios que ajudem o consumidor a modificar os seus hábitos e promovam uma alimentação saudável poderão ser uma boa aposta para 2017.

Vaidade masculina

É um facto que todas as mulheres gostam de se sentir bonitas, mas os homens também, cada vez mais, se preocupam com a sua imagem.

Assim, se em 2017 procura novas ideias de negócios próprios para investir, pode voltar suas atenções para o público masculino e apostar no mercado de cosméticos para homens, com produtos especialmente pensados para eles.