Que tipos de descontos existem e como afetam a sua empresa?
Aplicar um desconto como o Rappel ou Rappel Comercial poderá trazer inúmeras vantagens, não só para o seu cliente, como para a sua empresa.
Desconto comercial
Depende do número de produtos adquiridos, ou seja, perante uma maior quantidade de produtos o fornecedor oferece ao cliente um desconto associado
Desconto financeiro
Proporcionado em contrapartida das condições do efetivo pagamento da fatura referente aos produtos e/ou serviços adquiridos. Deste modo, o cliente será compensado pelo pagamento dentro de um prazo mais reduzido.
Importa ainda compreender que, apesar de ambos serem no fundo descontos, o modo como o custo do produto é afetado varia consoante o tipo de desconto. Significa isto que, perante um desconto comercial, o valor descontado depende do produto adquirido, isto é, o desconto é efetuado diretamente no produto. Logo, influencia diretamente a margem bruta do negócio.
Ao invés, perante um desconto financeiro, o montante descontado já depende, e apenas, da forma de pagamento, pelo que o desconto não irá afetar propriamente o produto. Sendo que não deverá influenciar de forma direta a margem bruta do negócio. Será, portanto, considerado um rendimento não-operacional para a sua empresa.
Apesar de existir um leque variado de descontos, existe um que se destaca na maior parte das atividades empresariais e que é muito referido – o desconto de Rappel.
Em que consiste o desconto de Rappel ou Rappel Comercial?
O Rappel Comercial não é mais do que um desconto concedido a um cliente, sempre que este atinja um determinado volume de compras, durante um prazo previamente estabelecido. Na prática, este desconto é atribuído em forma de escalões, na medida em que, para cada escalão, é aplicada uma percentagem ou montante de desconto. O pressuposto primordial do Rappel prende-se com o seguinte: quanto maior for o volume de compras efetuado por um determinado cliente, maior será a percentagem de desconto!
Na prática, o principal objetivo desta estratégia comercial é premiar e incentivar o esforço do cliente, concedendo-lhe um desconto de acordo com o volume de produtos adquiridos. Consequentemente, este tipo de estratégia permite fidelizar os clientes pelos descontos concedidos.
Quais são as vantagens inerentes ao Rappel?
O Rappel, tal como outro qualquer desconto, gera benefícios para o vendedor. Por exemplo, suponhamos que um fornecedor tem um armazém completamente lotado e necessita de espaço para colocar mercadoria nova. Ao fazer um desconto, consoante a quantidade comprada, cria-se aqui um incentivo para o cliente adquirir um maior volume de produtos, permitindo, por sua vez, aumentar o ritmo do escoamento de mercadoria.
Além disso, a concessão do desconto de Rappel supõe um benefício financeiro para a empresa emissora do desconto. Isto porque a promessa de maiores descontos por consumos superiores motiva o cliente a concentrar todas as suas compras num único fornecedor em detrimento de outros.
Caso Prático: O desconto Rappel aplicado a clientes.
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