O que é o EBITDA

O que é o EBITDA? Conheça melhor o indicador mais importante da sua empresa!

Certamente que já terá ouvido falar do “EBITDA”. Mas sabe em concreto o que significa?

EBITDA é a sigla em inglês para “Earnings before interest, taxes, depreciation and amortization”. Em português, “Lucros antes de juros, impostos, depreciações e amortizações”.

É comum ouvir-se este conceito quando se analisa a performance de uma empresa. Por exemplo, quando um banco avalia o risco da sua empresa, na perspetiva de lhe conceder crédito, o EBITDA é um indicador tido em conta nessa análise, permitindo à entidade bancária em questão classificar a sua empresa e, a partir daí, propor um determinado nível de taxa de juro.

Obviamente, empresas com EBITDA´s mais elevados são, de alguma forma, mais atrativas, quer seja na perspetiva da banca, quer seja também na ótica dos investidores em geral.

De facto, o EBITDA é um indiciador que avalia o desempenho operacional de uma empresa. Permite a um administrador, acionista, à banca, ou até mesmo a um potencial investidor, retirar conclusões sobre o negócio da sua empresa, e respetiva rentabilidade.

Por seu lado, O EBITDA permite que empresas no mesmo setor de atividade se comparem entre si, oferecendo uma análise da competitividade entre elas. Por ser um indicador universal, permite aos investidores comparar empresas de diferentes países, uma vez que que as questões financeiras dos diferentes países não afetam o desempenho do indicador.

O EBITDA ajuda a analisar a evolução e a eficiência da produtividade de uma empresa ao longo dos anos. Por não considerar gastos relativos a financiamentos, impostos, amortizações e/ou depreciações de ativos, retrata exclusivamente o resultado das atividades operacionais, o que na prática nos dá uma visão focada na rentabilidade do negócio per si. Resumidamente, trata-se de um indicador que mostra o lucro operacional bruto, o que indicia, numa primeira análise, se um projeto empresarial é ou não lucrativo.

Quando o EBITDA é positivo, determinada empresa é potencialmente rentável. Não é por acaso que referimos “potencialmente”. Vejamos porquê!

O valor do EBITDA obtém-se da seguinte forma

  • (+) Vendase/ou Serviços prestados (faturação)
  • (-) Custo dosprodutos vendidos
  • (-)Fornecimentos e serviços externos
  • (-) Gastoscom RH
  • (+) Outrosrendimentos operacionais
  • (-) Outrosgastos operacionais
  • ______________________
  • = EBITDA

Ou seja, o EBITDA:

  • Não tem em conta os gastos financeiros, ou seja, foca-se na produtividade de uma empresa em termos operacionais.
  • Não inclui a vertente dos impostos. Sendo que o nível de fiscalidade difere normalmente de país para país, o seu cálculo não é afetado por variável, permitindo dessa forma uma mais fácil comparabilidade entre empresa de diferentes nacionalidades.
  • Transmitindo o resultado operacional de uma empresa, sabemos o fluxo de caixa, em termos operacionais, de uma empresa. Desta forma, permite-nos ter a imagem clara do que a empresa tem como rendimentos e gastos a nível corrente com a sua atividade.
  • Por não serem consideradas as questões financeiras, possibilita que as empresas, em segmentos de mercado semelhantes, consigam comparar-se entre elas. Sendo um indicador universal, incluímos aqui também empresas de outros países.

O EBITDA é usado como indicador de comparação pela maioria dos investidores que têm a intenção de investir em alguma empresa ou negócio. No entanto, devemos salientar que este indicador, por si só, não é suficiente para ter uma visão integral. Na realidade, uma análise devidamente fundamentada pressupõe abordar os principais indicadores económico-financeiros, nos quais o EBITDA merece um lugar de destaque.

Caso Prático – A Sofia e a Manuela comparam as suas empresas

A Sofia e a Manuela, amigas de infância, atuam no mesmo ramo de atividade. Apesar de estarem geograficamente separadas, comparam frequentemente as suas empresas numa lógica de competição saudável.

O conteúdo que estás a aceder é restrito a utilizadores registados no nosso site. O Registo é gratuito, e pode fazê-lo através do seu email NESTE LINK ou, se preferir, pode entrar através da sua conta Google ou Facebook aqui:

Se já possui uma conta, por favor faça aqui o seu Login.

Nota: Ao subscrever uma conta no nosso site, está a dar o seu consentimento para a recolha e processamento dos seus dados. Saiba mais aqui

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado.