Inventários: Afinal, o que devo comunicar às Finanças?

Com o novo ano, inicia um novo ciclo de entregas e comunicações anuais à Autoridade Tributaria (AT). Uma das primeiras, à semelhança de anos anteriores, é a comunicação do inventário que a sua empresa detinha no final do ano transato. Este ano a comunicação deverá ser feita até ao dia 28 de fevereiro, e sem valorização. Queremos com isto dizer, que não terá de enviar a listagem dos seus inventários com a indicação do respetivo valor.

Neste âmbito, preparámos um ficheiro para que possa cumprir com as obrigações da sua empresa, sem grandes dores de cabeça! Isto porque existem algumas caraterísticas importantes para que a sua comunicação seja aceite pela AT, tais como: o formato; a identificação dos produtos e bens; os códigos utilizados; entre outras.

Mas, mais do que a obrigatoriedade de submissão de uma comunicação anual, sabe exatamente quais poderão ser as consequências deste procedimento? É que este ano os valores ficam de parte… então, e no próximo?

O inventário é considerado uma listagem de todos os bens e produtos, detidos num determinado período, e que fazem parte da atividade da empresa. Esta comunicação anual permite identificar e classificar o stock de produtos que a sua empresa tem, quer dentro ou fora da mesma.

Apesar deste ser um tema bastante pertinente, devido à obrigatoriedade da sua comunicação, queremos relembrar que este é muito mais importante para a gestão do seu negócio! Repare, esta listagem, que pretendemos comunicar, representa todos os bens que a sua empresa adquiriu e que irá vender! Ora, é muito importante para si, no papel de gestor, perceber o que tem para vender, quanto é que isso lhe custou e definir, quanto quer ou pode ganhar com a sua venda.

Para além disso, é ainda bastante relevante manter esta listagem atualizada e valorizada, para que possa pedir ao seu parceiro financeiro/fiscal o valor exato da margem do seu negócio, por mês! E, consequentemente, avaliar as suas decisões.

No enquadramento deste tema, reforçamos ainda que é importante perceber o que poderá esperar de futuro com esta comunicação obrigatória que, em regra, deve ser cumprida até ao final do mês de janeiro. Repare, se não controla esta listagem e os valores que lhe estão subjacentes, e mesmo assim envia este ficheiro para a AT, então todos os resultados da sua empresa (em regra a comunicar até maio) ficarão totalmente dependentes desta comunicação já feita! Valerá a pena continuar a considerar o inventário apenas como uma obrigação anual para a AT? Ou é preferível torná-lo uma ferramenta de gestão do seu negócio, tornando esta comunicação como uma tarefa adicional sem grande influência no futuro da sua empresa?

Bem, agora que o deixámos a pensar, vamos ajudá-lo a enviar esta comunicação para AT!

COMO ENTREGAR O INVENTÁRIO?

O conteúdo que estás a aceder é restrito a utilizadores registados no nosso site. O Registo é gratuito, e pode fazê-lo através do seu email NESTE LINK.

Se já possui uma conta, por favor faça aqui o seu Login ou entre com a sua conta de Facebook:

Nota: Ao subscrever uma conta no nosso site, está a dar o seu consentimento para a recolha e processamento dos seus dados. Saiba mais aqui