Indicadores de liquidez
Quando envia um Balancete ou um Balanço da sua empresa para uma entidade financeira, sabe que indicadores vão ser analisados?
A tesouraria é hoje um dos pontos mais sensíveis na gestão financeira de qualquer empresa. Tendo isto em conta, a gestão da tesouraria e a capacidade em gerar dinheiro com o ciclo operacional é um dos aspetos mais relevantes aquando da análise de risco de uma empresa.
Os indicadores relacionados com a liquidez têm como principal objetivo medir a capacidade da empresa em cumprir com os seus compromissos de ordem financeira de curto prazo, como é o caso dos vencimentos, custos com energia, informática, matérias-primas, entre outros.
Vejamos seguidamente os principais indicadores que permitem avaliar a “saúde” da sua empresa em termos de liquidez.
Liquidez Geral = Ativo Corrente / Passivo Corrente
Comecemos por esclarecer o que significa “Ativo Corrente” e “Passivo Corrente”.
O “Ativo Corrente” representa o total de Ativos relativos ao ciclo operacional da empresa (Ex.: Inventários; Clientes; Depósitos Bancários; Caixa). No “Passivo Corrente” são consideradas as dívidas decorrentes da atividade operacional da empresa (Ex.: Fornecedores; Estado; Instituições financeiras; Outros credores.)
Relativamente ao rácio, este diz-nos qual é a capacidade da empresa em resolver os seus compromissos de curto prazo. Em termos práticos, se o valor deste rácio é maior do que 1, então a empresa apresenta uma situação financeira de curto prazo favorável. Ainda assim, é importante conjugar este rácio com os tempos médios de pagamento e de recebimento.
Liquidez Imediata = ( Ativo Corrente – Inventários ) / Passivo Corrente
O rácio de liquidez imediata é uma medida mais próxima da liquidez efetiva da empresa porque elucida a capacidade dos seus ativos de maior liquidez para assegurarem a cobertura do passivo corrente ou exigível de curto prazo. Os ativos com maior grau de liquidez, geralmente incluem as dívidas de Clientes e o dinheiro em Caixa e/ou em contas bancárias.
Os Inventários (mercadorias ou matérias primas) não podem ser imediatamente convertidas em dinheiro. A maioria das empresas determina o valor dos ativos de maior grau de liquidez subtraindo ao valor total do ativo corrente o valor dos Inventários. Uma outra razão da subtração dos inventários prende-se com o facto de, em caso de falência, aqueles serem os ativos em que as perdas são mais prováveis de acontecer.
O rácio de liquidez imediata é uma medida mais específica de avaliar a capacidade da empresa em cumprir as suas obrigações de curto prazo e constitui um teste mais rigoroso da sua liquidez. Expressa a capacidade de pagar as dívidas correntes, na hipótese das vendas cessarem de imediato.
Geralmente o valor 1 é considerado satisfatório. Um rácio inferior a indicia que a empresa está muito dependente das existências e das vendas futuras para assegurar o pagamento das suas dívidas correntes. Um rácio de valor superior a 1 indica um elevado grau de segurança financeira. Empresas estáveis podem operar com valores um pouco inferiores.
Prazo médio de recebimento = ( Clientes / ( Vendas + Prestação de Serviços ) x (1 + IVA ) ) x 365 dias
Rácio bastante importante para a atividade da empresa, porque mostra aos gestores qual é o tempo, em dias, que os clientes demoram a pagar as suas obrigações para com a empresa. Quanto menor for esse rácio, mais depressa a empresa recebe os pagamentos dos clientes.
Na generalidade dos casos, quanto maior for o prazo médio de cobrança de uma empresa, maior é a probabilidade de vir a ter de enfrentar situações de crédito em risco de cobrança. Uma das aplicações mais úteis deste rácio deriva da sua comparação com o prazo médio de cobrança típico da indústria ou do sector de atividade em que a empresa se insere. Tal comparação indica o grau de controlo que a empresa tem sobre as suas vendas a crédito e sobre as técnicas de cobrança.
Uma regra de referência, neste caso, sugere que o prazo médio de recebimentos de uma empresa nunca deve ser superior em mais de 1/3 ao fixado nas suas condições de crédito contratuais. Na mesma ótica de análise, um rácio muito baixo pode indicar uma perda em vendas, por políticas de crédito demasiado restritivas.
Prazo médio de pagamento = ( Fornecedores / ( Compras + FSE ) x ( 1 + IVA ) ) x 365 dias
Tal como no rácio anterior, é bastante importante para a empresa saber o tempo que demora a pagar aos seus fornecedores, sobretudo para conseguir tornar a gestão mais eficiente. Em termos práticos, o melhor para empresa é ter prazos de pagamento superiores aos de recebimento, para conseguir aumentar as suas disponibilidades. No entanto, o prazo de pagamento nunca poderá ser bastante superior ao de recebimento.
Embora seja louvável que o empresário consiga uma gestão de tesouraria em que mantenha o dinheiro do seu lado o mais tempo possível, a extensão exagerada destes prazos pode conduzir a uma imagem desfavorável. Como inverso do prazo médio de cobrança, o prazo médio de pagamento expressa o número de dias que a empresa leva a pagar as suas dívidas de curto prazo ou correntes.
O ideal nestas situações é que o prazo médio de pagamento coincida (ou exceda um pouco) o tempo necessário à transformação das existências em vendas e, na melhor das hipóteses, em dinheiro. Neste caso, os fornecedores financiam as suas existências e as suas vendas a crédito.
Uma das comparações mais significativas para este rácio é a do prazo médio de pagamentos do sector. Se esse prazo de pagamento da empresa exceder essa referência sectorial, isso pode indicar estrangulamentos de tesouraria ou uma má política de créditos concedida a clientes. Se, pelo contrário, o prazo médio de pagamento for inferior ao das condições padrão oferecidas pelos fornecedores, então isso pode ser um sinal de que a empresa não sabe gerir a tesouraria.

Há mais de 20 anos a proporcionar aos nossos clientes serviços de excelência capazes de maximizar permanentemente a eficácia e a eficiência dos processos de backoffice, antecipando as suas necessidades e potenciando o aumento da sua competitividade!
Comments (2)
Comments are closed.
Maria Teixeira
22 de Junho, 2022Boa noite.
O que seria a liquidez de clientes? Este indicador diz-nos exatamente o quê?
Obrigada.
UWU Solutions
27 de Junho, 2022Olá Maria Teixeira,
Obrigado pelo seu comentário.
Para uma resposta mais célere à sua questão, agradecíamos que encaminhasse a mesma para o email: comercial@uwu.pt.
Gratos pela sua compreensão.