Como motivar a sua equipa de colaboradores
A empresa do Vítor tem vindo a registar resultados bastantes satisfatórios. Na verdade, apesar da crise, as coisas estavam a correr relativamente bem. No entanto, Vítor sentia que a sua equipa podia dar mais, que não estava totalmente motivada. Eram vários os sinais, e já se verificavam há algum tempo. Apesar de a sua empresa pagar salários acima da média, Vítor olhava para sua equipa e pensava: “Eles não estão motivados; Há qualquer coisa que não estou a fazer bem, mas o quê?”. Ele sabia que a responsabilidade de fazer alguma coisa era dele. “Como líder da empresa, é a mim e mais ninguém que cabe a responsabilidade gerar motivação nos meus colaboradores. Mas como o devo fazer?” Pensava Vítor para consigo.
Ajudemos o Vítor a resolver o seu problema.
Apresentamos de seguida algumas regras simples para que a sua equipa esteja motivada e apresente um nível alto de performance.
Aproxime e aproxime-se dos elementos da sua equipa
Crie práticas internas para que as pessoas se conheçam mais. Os próprios colaboradores entenderão quais são as principais dificuldades de cada um dos restantes elementos da equipa, o que facilitará a relação com os colegas. Podem ser práticas simples, por exemplo um café ou um almoço que reúna toda a equipa, em que o tópico da conversa é falar um pouco sobre o que cada um faz.O gestor também deve investir parte do seu tempo para estar mais próximo da equipa. É fundamental estabelecer esta proximidade, pois c contato mais próximo transmite ao colaborador um sentimento de que o líder está com ele.
Lembre-se dos feedbacks
O feedback deve ser feito de maneira individual e não à frente da restante equipa. Caso a pessoa tenha feito algo errado, é importante abordar o assunto de forma objetiva, identificando com clareza o erro cometido, para que o colaborador entenda claramente o que correu mal e não volte a cometer o mesmo erro. Este tipo de conversa tem que ser tido com a maior tranquilidade, evitando situações de perda de controlo emocional que só prejudicam ainda mais a situação já de si delicada.Por seu lado, elogiar quando há um bom desempenho é imprescindível. Todos nós gostamos de ser reconhecidos pelo nosso esforço. Por vezes, é tão ou mais importante para um colaborador um feedback positivo das chefias, do que um prémio monetário.
Fomente a aprendizagem
Uma maneira de melhorar o desempenho da sua equipa é fomentando a aprendizagem dos seus elementos. Motive e crie condições para que os seus colaboradores aprendem coisas novas. Apoie-os, comparticipando financeiramente e/ou através da disponibilidade de horários, para que frequentem formação na sua área específica. Estimular a aprendizagem faz com que o colaborador percecione que está a evoluir profissionalmente, aprendendo coisas novas.
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