Case Study: Como posso controlar os custos da minha empresa

O Carlos criou a sua empresa há cerca de 10 anos. Após um crescimento interessante nos primeiros tempos, a crise afetou sobremaneira a atividade da empresa, levando Carlos a repensar alguns aspetos do seu negócio.

Um dos aspetos que “veio ao de cima” com a crise foi a falta de controlo de custos. Nas palavras de Carlos “Antes da crise nós faturávamos muito bem, e crescíamos ano após ano. Nem havia tempo para olhar para mais nada que não fosse vender, vender, vender. No entanto, a crise e a consequente quebra na faturação mostraram-nos alguns problemas que já existiam, mas que nós ainda não tínhamos detetado”. Ainda segundo Carlos “O controlo de custos era inexistente. Nós não fazíamos ideia em que produtos ganhávamos ou perdíamos dinheiro. Por outro lado, também não sabíamos quais os custos com maior e menor peso.”

Com este cenário, Carlos decidiu há cerca de dois anos que seria imperioso criar um sistema interno de controlo de custos, que lhe permitisse suprir as lacunas identificadas.

A empresa trabalhava com um gabinete de Contabilidade, mas a informação que daí obtinha mostrava-se insuficiente, para além de chegar à sua mão demasiado tarde. Carlos tinha na sua mente que o objetivo principal seria obter informação detalhada e fiável, em tempo útil, sobre todos os movimentos económico-financeiros da sua empresa. “Mas como fazê-lo?”, questionava-se Carlos.

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