É já em Abril que começa o período de entrega das declarações de IRS referentes aos rendimentos obtidos no ano de 2016. Dada a importância deste tema, e de modo a ajudá-lo na entrega da sua declaração de rendimentos, disponibilizamos esta semana um guia prático onde mostramos como poderá entregar, de forma rápida e fácil, a sua declaração de IRS.

Consulte em baixo os 6 passos deste guia prático, se preferir faça o download da versão em PDF, e não hesite em nos contactar caso persista alguma dúvida.

Aceder ao Portal

Para poder entregar a sua declaração e tirar partido de todas as funcionalidades disponíveis no Portal das Finanças, deverá ter uma senha de acesso. Caso ainda não possua uma, terá que solicitar a mesma através da opção "Novo Utilizador". A senha ser-lhe-á enviada através dos CTT para a sua morada fiscal.

Entregar a sua declaração de IRS online

Após de em sua posse a senha de identificação e de ter reunido todos os documentos de rendimentos e despesas a declarar, deverá seguir os seguintes passos:

  • entrar no site https://irs.portaldasfinancas.gov.pt/ e introduzir o NIF e a senha de acesso;
  • selecionar:"Entregar Declaração > Preencher";
  • preencher a declaração, verificar se os dados pré-preenchidos estão corretos e corrigi-los, se for caso disso;
  • verificar e corrigir erros utilizando o botão"Validar";
  • submeter a declaração;
  • consultar a situação da declaração (48 horas após submissão);
  • Corrigir a declaração (se esta tiver erros centrais), num prazo de 30 dias após a submissão, através da opção "Corrigir".
Resolver anomalias detetadas pela Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) depois da submissão

Caso os seus elementos declarados forem divergentes com os que a Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) possui, poderá alterá-los ou justificá-los em "www.portaldasfinancas.gov.pt > Serviços Tributários > Cidadãos > Consultar > Divergências".

Obter o comprovativo da declaração

Após a validação e aprovação da sua declaração, poderá imprimir o comprovativo de entrega da mesma em "https://irs.portaldasfinancas.gov.pt/ > Obter Comprovativos".

Obter certidões de IRS

Para gerar e obter uma certidão de liquidação de IRS deve utilizar a opção: "http://www.portaldasfinancas.gov.pt/ > Serviços Tributários > Cidadãos > Obter > Certidões > Efetuar pedido > Liquidação de IRS".No canto inferior direito da certidão emitida, poderá encontrar os "Elementos para validação da certidão", que permitirá a entidade destinatária confirmar a sua autenticidade através da opção: "Validação de Documento"

Dados que é possível consultar, relativos ao IRS


Para consultar dados relativos ao IRS poderá utilizar uma das seguintes opções:

  • "IRS > Consultar Declaração", para consultar as declarações entregues nos últimos anos;
  • "IRS > Obter Comprovativos", para obter um comprovativo da sua declaração.


Notícias em destaque:

Em consequência da situação pandémica que estamos a viver, a lei fiscal prevê atualmente alguns benefícios para si, que pretende...

Continuar a ler
A sua solidariedade pode estar isenta de impostos!

O subsídio de férias é uma remuneração extra concedida aos trabalhadores por conta de outrem, com contrato sem termo ou a prazo e, de acordo...

Continuar a ler
Subsídio de Férias – Já fez a sua simulação?

Os indicadores de atividade mostram os aspetos operacionais da atividade da empresa, sobretudo relativamente à rapidez da empresa em conseguir pagar as suas obrigações financeiras em...

Continuar a ler
[Vídeo 05] Análise de Rácios - Indicadores de Atividade

As equipas da “You see it, you buy it, Lda.” não têm tido mãos a medir! Com isto...

Continuar a ler
Medida Contrato-Geração
Visite o nosso arquivo de notícias