Suponha a seguinte situação: o José dedica-se à compra e revenda de imóveis, e desenvolve esta atividade através de uma empresa que criou para o efeito. Há uns dias celebrou uma escritura de venda de um imóvel. Trata-se de um terreno que a empresa do José tinha adquirido por 100.000 euros há cerca de 1 ano, no que foi uma ótima oportunidade surgida através de um contacto do José. Passados então cerca de doze meses, foi possível vender este terreno por 200.000 euros.

Sabe qual a taxa de imposto que a empresa do José pagou sobre o lucro desta operação? Resposta: 1,6%! Sim, leu bem... não é uma gralha. A empresa do José foi tributada em cerca de 1.600 euros em IRC, o que na prática corresponde a 1,6% do lucro obtido (100.000 euros).

Na realidade, a empresa do José está enquadrada num regime de IRC alternativo ao regime geral, que lhe permite ter uma tributação efetivamente mais baixa. No entanto, importa sublinhar que existe um conjunto de critérios técnicos que terão de ser cumpridos para que a sua empresa se possa enquadrar neste regime. Efetivamente, este regime especial aplicável à revenda de imóveis é uma boa solução, mas pode não ser a melhor opção para todas as situações. Daí que, mais uma vez, cada caso é um caso, e certamente a sua situação terá de ser analisada em concreto à luz daquela premissa.

Assista a mais este UWU Talks, e saiba tudo sobre este regime especial! Já sabe: maximize a rentabilidade dos seus investimentos, poupando nos impostos!



voupoupar.pt - Livros essenciais para grandes investidores!

Notícias em destaque:

O Dr. Artur, médico de clínica geral, tem um contrato de trabalho com uma entidade da área da saúde. Simultaneamente...

Continuar a ler
O médico como trabalhador independente

Venha conhecer o caso da empresa Cobranças Alternativas, Lda., e confira como é possível à sua empresa evitar ser duplamente penalizada!

Continuar a ler
Recupere os impostos de faturas vencidas e evite ser duplamente penalizado!

O Orçamento do Estado para 2017 trouxe uma novidade muito relevante quanto à tributação de imóveis: o adicional ao IMI (o chamado AIMI). O valor tributável do imposto corresponderá à ...

Continuar a ler
AIMI - Saiba tudo sobre o novo imposto sobre imóveis

Tendo em conta o caráter legal desta nova obrigação, e a importância da mesma para a sua empresa, a UWU terá o maior prazer em fornecer-lhe...

Continuar a ler
RCBE - Já conhece as novas obrigações legais da sua empresa?
Visite o nosso arquivo de notícias