Em consequência dos impactos da atual pandemia, a UWU Solutions tem vindo a partilhar consigo algumas medidas para apoiar a gestão e recuperação da tesouraria da sua empresa.

A crise pandémica, que estamos a viver, tem colocado vários obstáculos na nossa economia. Por esta mesma razão, muitas empresas tiveram de se reinventar e aproveitar novas oportunidades de negócio. Outras, por sua vez, lutam diariamente para manter a sua atividade, a sua competitividade e recuperar os seus resultados. É por pretendermos atingir consigo este objetivo, que nos dirigimos a si e à sua empresa!

Ao longo dos anos a sua empresa viu-se obrigada a fazer pagamentos antecipados por conta de IRC. Estes valores devidos, são calculados de acordo com os resultados obtidos no ano anterior. Mas, considerando o enquadramento atual, prevê-se que para a maioria das empresas, os resultados de 2020 sejam substancialmente mais reduzidos do que os de 2019.

Com o Orçamento Suplementar, foi introduzida a possibilidade de limitar os Pagamentos por Conta de IRC (PPC) e de receber, de forma antecipada, os Pagamentos Especiais por Conta (PEC) acumulados, ao longo dos anos. Para que a sua empresa possa receber este reembolso, já este ano, basta que se enquadre como Micro, Pequena ou Média Empresa.

O Pagamento Especial por Conta (PEC) é um pagamento antecipado, por conta do imposto de IRC, devido nos meses de março e outubro. Constitui, como o próprio nome indica, um pagamento antecipado, que é deduzido ao imposto a pagar sobre os resultados da sua empresa. Pode, por vezes, não ser utilizado (por exemplo quando há prejuízos), ficando acumulado nas contas do Estado.

Não se tendo verificado a dedução deste imposto poderá, regra geral, ser pedido o respetivo reembolso através de um requerimento, apresentado no prazo de 90 dias a contar do termo do último ano em que poderia ser deduzido.

Em caso de cessação de atividade, o reembolso do PEC poderá ser solicitado mediante requerimento da empresa, dirigido ao Chefe do Serviço de Finanças (da área da sede), 90 dias após a data de cessação da atividade.Esquematizando:

quadro-01.png

Este ano, de forma excecional, poderá solicitar o pedido integral do reembolso destes pagamentos antecipados, que não foram deduzidos até 2019. Ou seja, a sua empresa não terá de aguardar pelas datas indicadas, para solicitar os reembolsos dos pagamentos antecipados não utilizados.

A Lurdes, sócia gerente da empresa +Reembolso Lda., tem verificado ao longo dos últimos anos, uma quebra dos resultados da sua empresa. Esta quebra foi naturalmente acentuada pela pandemia do COVID-19. Desde 2016 que a empresa +Reembolso Lda, tem, por via dos prejuízos verificados, um valor significativo acumulado em Pagamentos Especiais por Conta.

Após a análise do seu histórico, verificou-se que:

quadro-02.png

Uma vez que não teve oportunidade de deduzir estes valores ao imposto a pagar dos anos seguintes, a empresa da Lurdes tem a seu favor o montante de 11.644,00 €. Este montante é bastante útil para a tesouraria atual da empresa! Assim, com o apoio da UWU Solutions, a Lurdes elaborou e submeteu o pedido do reembolso destes valores.

Posto isto, a empresa +Reembolso Lda. apenas terá de aguardar a receção deste montante na sua conta bancária. Com este dinheiro poderá fazer face às suas despesas atuais!


Se, à semelhança da Lurdes, também pretende ser reembolsado de valores pagos a título de pagamentos antecipados, contacte-nos!


voupoupar.pt - Livros essenciais para grandes investidores!

Notícias em destaque:

Este ano, temos uma novidade que veio reforçar a poupança na utilização de viaturas elétricas ou hibridas plug-in...

Continuar a ler
Viaturas elétricas e Plug-in - Conheça as novas vantagens fiscais!

As empresas que tenham uma quebra de faturação igual ou superior a 40 % podem beneficiar, entre agosto e dezembro de 2020, de...

Continuar a ler
Já conhece o novo Layoff? Confirme o que vai mudar.

Se a sua empresa importa produtos de países que não pertencem à União Europeia, o conceito de IVA Alfandegário ser-lhe-á familiar!

Continuar a ler
IVA Alfandegário - Sabe que pode pagar menos imposto?

Existe um benefício fiscal que evita que o valor do seu IMI (Imposto Municipal sobre os Imóveis) ultrapasse o valor das suas rendas...

Continuar a ler
Benefício Fiscal - Redução do valor do IMI para senhorios
Visite o nosso arquivo de notícias