Recentemente, o teletrabalho passou a ser o novo normal para milhares de portugueses.

Efetivamente, no sentido de diminuir a propagação do COVID-19, foram várias as organizações que optaram pelo teletrabalho, antes mesmo de ser decretado o estado de emergência.

Neste novo contexto, importa manter a produtividade e o bem-estar. Assim, enquanto está a trabalhar a partir de casa, deixamos-lhe aqui algumas sugestões que podem ajudá-lo a ser mais produtivo e a preservar o seu bem-estar.

Mantenha as rotinas

Tome o pequeno almoço e prepare-se como se fosse sair. Para além disso, e já que está sempre em casa, faça todas as refeições com a família reunida. Apesar de estar em teletrabalho, a hora de almoço e as paragens para lanchar, são essenciais.

Defina o local de trabalho

Confirme se tem o equipamento necessário para se sentir confortável e conseguir desempenhar as tarefas de forma eficaz. É crucial que o posto de teletrabalho, seja numa área diferente do espaço para relaxar e onde a família socializa.

Defina um horário de trabalho

Não caia na tentação de prolongar o horário de trabalho, por ter o computador à mão. Evite o desgaste psicológico, que se torna mais difícil de recuperar neste momento.

Adotar aplicações de comunicação

Escolha, com a sua equipa, as duas/três principais aplicações que pretendem usar para comunicar. De preferência, adotem aplicações que já estão habituados a usar para diminuir os constrangimentos, numa situação que por si, é nova em bastantes aspetos.

A videoconferência no teletrabalho

As videoconferências aumentam bastante em teletrabalho. Adopte boas práticas, tais como, colocar o microfone em silêncio quando não está a falar, usar auscultadores e atualizar o seu estado para informar os colegas.

Controle a sua alimentação

Tenha água, chá ou café perto de si. Mantenha os lanches da manhã e da tarde. Mais do que nunca, é preciso manter uma boa alimentação e hidratação para se manter saudável.

Definir uma lista de tarefas e prioridades

Crie um plano diário. No início da adoção do regime teletrabalho, é possível, que sinta um aumento do fluxo de pedidos, e-mails e tarefas. É normal, pois existe uma maior presença online de colegas, colaboradores e clientes. E na verdade, todos se encontram a adaptar a estas novas maneiras de estar.

Faça algumas pausas

Não se esqueça que não deve estar sentado em frente ao computador por longos períodos. Durante as curtas paragens, aproveite para passear o cão, brincar um pouco com os filhos ou ir à janela simplesmente respirar fundo.

Organização do trabalho

Mantenha a comunicação online com os colegas. É importante manter presente, que a organização continua a necessitar do seu know-how e que as tarefas sejam cumpridas. É essencial a manter o flow do trabalho. Para além disso, manter a interação com os colegas é essencial para evitar um sentimento de isolamento e tédio. Tire alguns minutos por dia para falar de outro assunto que não trabalho, para relaxar e fortalecer as relações.

Períodos de trabalho
Definir com a família, os períodos de trabalho e quando não pode ser interrompido. Se tem filhos pequenos, planeie atividades da escola ou de lazer, para eles fazerem enquanto está a trabalhar. Ajuda-os a manterem-se ocupados e focados.

O contexto atual pode provocar alguma ansiedade, já que as notícias e todo o panorama representam em si um grande desafio. Mantenha-se positivo e focado, uma vez que necessita de estar em casa. Aproveite para passar mais tempo com a família e, especialmente, com os seus filhos.

Entretanto, não deixe de conferir o “Manual Prático COVID-19”, onde poderá encontrar todas as atualizações relevantes sobre requisitos, regras e apoios constantes das mais recentes medidas comunicadas pelo Governo.

Caso necessite de esclarecer alguma dúvida, contacte-nos. Estamos cá para o ajudar


Estado de Emergência

Notícias em destaque:

O Conselho de Ministros de hoje, 26 de Março, aprovou um novo conjunto de medidas extraordinárias de resposta à atual situação epidemiológica. Confirma aqui...

Continuar a ler
Medidas de apoio às empresas e famílias - Conheça todas as novidades!

Estamos em pleno Verão, altura do ano que grande parte dos portugueses aproveita para gozar as suas férias. Assim, é especialmente importante rever algumas das regras do direito ao...

Continuar a Ler
Direito a Férias – Sabe quais são as regras fundamentais?

Sabia que, caso viva em união de facto, pode optar por entregar a sua declaração de IRS em conjunto ou de forma separada? E que esta...

Continuar a ler
IRS 2018 - Declaração em conjunto ou de forma separada?

Tratando-se de um sistema de compensação, no qual se pretende garantir o pagamento de uma parte da retribuição, a que os trabalhadores têm...

Continuar a ler
Reembolso do Fundo de Compensação do Trabalho (FCT)
Visite o nosso arquivo de notícias