Declaração Periódica de IVA - A nova declaração automatizada
À semelhança do que se tem verificado com a sua declaração de IRS, a autoridade tributária pretende que a sua declaração periódica de IVA se torne igualmente automática.
Numa primeira fase, a introdução desta automatização estará apenas disponível para pessoas que disponham do regime normal de entrega trimestral, sem contabilidade organizada. Desde que tenham emitido as suas faturas, ou faturas-recibo, no Portal das Finanças.
As primeiras alterações que poderá verificar consideram o pré-preenchimento dos seguintes campos:
- Transmissões de bens e prestações de serviços; e
- Imposto a favor do Estado.
Espera-se que estes valores reflitam os dados indicados nas faturas, emitidas através do Portal das Finanças, já no primeiro semestre de 2019.
Qual é o objetivo?
O objetivo, a longo prazo, será incluir todos os dados submetidos no e-fatura, apresentar o pré-preenchimento do campo referente ao IVA dedutível e automatizar os procedimentos da declaração.
Esta declaração automatizada irá permitir a alteração dos dados anteriormente indicados. Considerando os primeiros meses de implementação, gostaríamos de alertar para o facto de ser necessário algum cuidado adicional na verificação e confirmação do valor sugerido, para os diversos campos da sua declaração.
Tem dúvidas?! Não hesite em contactar-nos!
<< Notícia anterior
Próxima notícia >>
Notícias em destaque:
O subsídio de férias é uma remuneração extra concedida aos trabalhadores por conta de outrem, com contrato sem termo ou a prazo e, de acordo...
Continuar a lerSubsídio de Férias – Já fez a sua simulação?
O EBITDA é um conhecido indicador de performance das empresas...
Continuar a lerO que é o EBITDA? Conheça melhor o indicador mais importante da sua empresa!
O Gonçalo é dono da empresa “Tomorrow Tech, Lda.”! Uma empresa de engenharia de automação que...
Continuar a lerSabe quanto paga pelos seus colaboradores?
É certo que já estamos familiarizados com as várias ferramentas digitais e com o “online", mas a verdade é que a grande maioria das empresas não...
Continuar a ler