À semelhança do que se tem verificado com a sua declaração de IRS, a autoridade tributária pretende que a sua declaração periódica de IVA se torne igualmente automática.

Numa primeira fase, a introdução desta automatização estará apenas disponível para pessoas que disponham do regime normal de entrega trimestral, sem contabilidade organizada. Desde que tenham emitido as suas faturas, ou faturas-recibo, no Portal das Finanças.

As primeiras alterações que poderá verificar consideram o pré-preenchimento dos seguintes campos:

  • Transmissões de bens e prestações de serviços; e
  • Imposto a favor do Estado.

Espera-se que estes valores reflitam os dados indicados nas faturas, emitidas através do Portal das Finanças, já no primeiro semestre de 2019.

O objetivo, a longo prazo, será incluir todos os dados submetidos no e-fatura, apresentar o pré-preenchimento do campo referente ao IVA dedutível e automatizar os procedimentos da declaração.

Esta declaração automatizada irá permitir a alteração dos dados anteriormente indicados. Considerando os primeiros meses de implementação, gostaríamos de alertar para o facto de ser necessário algum cuidado adicional na verificação e confirmação do valor sugerido, para os diversos campos da sua declaração.

Tem dúvidas?! Não hesite em contactar-nos!



Notícias em destaque:

O subsídio de férias é uma remuneração extra concedida aos trabalhadores por conta de outrem, com contrato sem termo ou a prazo e, de acordo...

Continuar a ler
Subsídio de Férias – Já fez a sua simulação?

O EBITDA é um conhecido indicador de performance das empresas...

Continuar a ler
O que é o EBITDA? Conheça melhor o indicador mais importante da sua empresa!

O Gonçalo é dono da empresa “Tomorrow Tech, Lda.”! Uma empresa de engenharia de automação que...

Continuar a ler
Sabe quanto paga pelos seus colaboradores?

É certo que já estamos familiarizados com as várias ferramentas digitais e com o “online", mas a verdade é que a grande maioria das empresas não...

Continuar a ler
Está em isolamento? Saiba como ver e validar documentos à distância!
Visite o nosso arquivo de notícias