UWU Solutions - Contabilidade, Consultoria Fiscal e Recursos Humanos.

UWU Solutions - Conteúdo essencial regularmente atualizado.

Sabia que o Outsourcing pode tornar a sua empresa mais competitiva? - O que é o Outsourcing?

business-process-outsourcing

O que é o Outsourcing?

Concentre-se no que faz melhor do que os rivais e entregue o restante a especialistas. Esta é a ideia-chave do Outsourcing, um conceito cada vez mais popular entre as empresas.

Originalmente o Outsourcing era confundido com a simples subcontratação, circunscrevendo-se a atividades de baixo valor acrescentado e afastadas do negócio vital de cada empresa como os serviços limpeza, de segurança, o correio expresso, etc. O aumento da competitividade dos mercados forçou as empresas a passarem a concentrar os seus melhores recursos no seu negócio vital (core business), criando oportunidades de Outsourcing de atividades, funções ou processos que não seriam sequer imagináveis: transporte, armazenamento, frotas, funções financeiras, sistemas informáticos, etc.

Por outro lado, há cada vez mais especialistas no mercado dispostos a resolver qualquer problema, a qualquer lugar e hora. Este alargamento da oferta e da procura alterou qualitativamente o conceito, dado que já não se está a tratar de atividades remotas ao negócio vital. Hoje, o conceito de Outsourcing significa, frequentemente, a celebração de uma verdadeira parceria estratégica entre o contratado e o contratante, assente em contratos de longo prazo que, em regra, duram de entre cinco e dez anos.

O conceito de "Outsourcing" evolui no sentido do seu âmbito de ação, sendo hoje apelidado por muitos especialistas de "BPO – Business Process Outsourcing". Veja-se a figura seguinte para se entender melhor esta evolução:

outsourcing-V2

«Fazer por si ou contratar um especialista?». Este é o dilema típico de um processo de Outsourcing. Mas a definição do conceito implica, antes de mais, a sua tradução. Entre as mais vulgarizadas incluem-se: «mandar fazer fora», o «recurso a uma fonte externa», a externalização ou, muito simplesmente, a subcontratação.

Considerando uma definição mais ampla, o Outsourcing é um processo através do qual uma organização (contratante) contrata outra (subcontratado), na perspetiva de manter com ela um relacionamento mutuamente benéfico, de médio ou longo prazo, com vista ao desempenho de uma ou várias atividades, que a primeira não pode ou pondera não desempenhar e na qual a segunda é tida como especialista.

 

Seguinte  1  2  3  4

 

Voltar

 

Procurar

Venha conhecer-nos!

Deixe-nos os seus contactos e nós agendaremos uma reunião consigo, sem qualquer compromisso!

Agendar Reunião

Conteúdos UWU

Receba por e-mail todos os conteúdos que disponibilizamos:

Siga-nos nas Redes Sociais!

 

 

 

Notícias

Informação ao consumidor

Em caso de litígio de consumo, o consumidor pode recorrer à seguinte entidade de resolução alternativa de litígios de consumo:

logo CACCL

Endereço postal: 

Rua dos Douradores, 116, 2º - 1100-207 Lisboa

Tel: +351 218 807 030

Fax: +351 218 807 038

E-mail: 

juridico@centroarbitragemlisboa.pt

director@centroarbitragemlisboa.pt

Web: www.centroarbitragemlisboa.pt

---

 Para atualizações e mais informações, consulte o Portal do Consumidor em www.consumidor.pt.

(ao abrigo do artigo 18.º da Lei n.º 144/2015, de 8 de setembro)